sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

LIVRO DE GEOGRAFIA ADOTADOS NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ QUARESMA DA COSTA



CONFLITOS MUNDIAIS

Conflitos pelo Mundo

A Geografia dos Conflitos do mundo atual ainda convive com inúmeras áreas de tensão espalhadas pelo globo. As causas principais são rivalidades étnicas, religiosas e nacionalistas e ainda os casos em o conflito envolve disputa entre estados ou mudanças de fronteiras.
Um exemplo de conflito entre dois ou mais Estados é o que ocorre entre a Índia e Paquistão , duas potências nucleares. A Índia – de maioria hindu – e o Paquistão – muçulmano – onde o dois países disputam a região da Caxemira localizada ao norte da Índia.
Outro exemplo de conflito é aquele que ocorre dentro de um país ( guerra civil – guerrilha ), onde grupos armados objetivam a tomada do poder, é o que ocorre na Colômbia, onde a Farc ( Forças Armadas Revolucionária da Colômbia ), controlam uma área de 42 mil km2 dentro do território colombiano, instalando uma guerra civil no país e um dos conflitos mais duradouros e sangrentos da América Latina.
México: a luta do EZLN – Exército Zapatista de Libertação Nacional - .O EZLN controla o sul do país, o Departamento de Chiapas, a região mais pobre do território mexicano e luta contra a política neoliberal do governo mexicano, que exclui e marginaliza a população pobre.
E inúmeros conflitos estão incluídos nesta Geografia.

Afeganistão: O grupo fundamentalista Taleban, durante o período que dominou o país promoveu uma guerra civil a outras etnias ( tadjique, uzbeque e hazará ).
Sri Lanka: Conflito de origem religiosa onde Tâmeis ( hinduístas ) lutam contra cingaleses ( budistas ), estão em luta desde 1980 ( século xx ).
África: Conflitos entre Ruanda e Burundi, na região dos Grandes Lagos Africanos, já deixaram 1(um) milhão de mortos, em consequência da antiga rivalidade entre as etnias tutsi e hutu.

África: Nigéria, O conflito entre cristãos e muçulmanos faz parte do cotidiano da Nigéria. A Nigéria é o principal exportador de petróleo da àfrica, mas a esmagadora maioria da população, de 112 milhões de pessoas, vive na pobreza. As péssimas condições de vida são responsáveis por boa parte das tensões religiosas do país, composto de cerca de 250 grupos étnicos.
África: Serra Leoa – é uma das nações mais pobres do mundo, a guerrilha luta contra o governo,com o objetivo de tomar o poder.

Israel: Conflito Árabe-Israelense, onde os palestinos reivindicam o reconhecimento de um Estado independente nos territórios ocupados por Israel – Faixa de Gaza e Cisjordânia.

Timor Leste: Essa ex-colônia portuguesa cuja população em sua maioria de religião católica, foi anexada ao território da Indonésia ( de maioria islâmica ) em 1975. Depois de um tenso e violento conflito separatista , onde morreu praticamente metade da população , em 1999, Timor Leste conseguiu sua independência, através da mediação da ONU, dos EUA e Portugal, junto ao governo da Indonésia. No dia 20 de maio de 2002, nasce a República Democrática de Timor Leste.
Irlanda do Norte: A Irlanda ( República do Eire ), onde 75% da população é protestante de origem escocesa e inglesa, rompeu os laços com o Reino Unido da Inglaterra em 1937, tendo sua independência reconhecida somente em 1949. Porém esta separação desagradou os católicos que ficaram em minoria, sendo por isto discrimados política e economicamente, levando-os a lutar pela unificação da ilha e voltar ao domínio da Inglaterra, destacando-se o IRA ( Exército Republicano Irlandês ) entre as organizações que lutam pela reunificação da ilha. A violência do Ira diminuiu após a assinatura de um acordo de paz em 1988.

Espanha: A questão do País Basco.Um movimento nacionalista pela independência do País Basco – região ao norte da Espanha e sudoeste da França, que tem no grupo ETA ( Pátria Basca e Liberdade ) o seu braço mais violento, com atentados terroristas que abalam a nação espanhola.

Argélia: Este país pobre do norte da África, vive uma guerra civil desde 1992, quando as eleições vencidas pela Frente Islâmica de Salvação ( FIS ) foram anuladas. Desde então este grupo luta pela criação de uma estado teocrático na Argélia, atacando cidades, onde já morreram mais de 100 mil pessoas.

Turquia: Os Curdos querem a independência do Curdistão, e para isto guerrilheiros separatistas lutam pela independência desde os anos 80. A área em que habitam se encontra sob domínio da Turquia, do Iraque, da Síria e do Irã.

Tibet: Esta área encontra-se sob domínio da China desde 1950. Acredita-se que mais de 1,2 milhão de tibetanos morreram durante a ocupação.
QUEM PERDE E QUEM GANHA COM ESSES CONFLITOS :
Os confrontos dispersos pelo mundo fazem milhões de vitimas, sem contar os refugiados, pessoas que fogem da violência, o número de refugiados vem crescendo progressivamente desde as últimas décadas do século XX , que em 1995 já chegava a 27 milhões de pessoas. Nas diversas regiões do globo alguns povos se destacam , como no Oriente Médio ( curdos, palestinos e afegões), na Ásia Meridional ( indianos e paquistaneses ), na região dos Bálcãs ( refugiados das repúblicas da ex-Iugoslávia ) e na África Negra ( Ruanda, Sudão, Etiópia, Somália, Serra Leoa, etc.). Mas há também quem sai ganhando com tantos conflitos. As vendas de armas aumentaram 8% no ano passado ( 2000 ), chegando a 37 bilhões de dólares, confirmando a condição dos EUA como o maior fornecedor de armas ( US$ 26 bilhões ) para o mundo, principalmente para os países em desenvolvimento, na sequência os maiores fornecedores são, EUA, Rússia, França, Alemanha, Inglaterra, China e Itália.

O QUE É CAPITALISMO?

    Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
     O capitalismo é o sistema socioeconômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.
     Dentro do capitalismo existem diversos tipos, como o capitalismo financeiro, que corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras. Juntamente com o capitalismo financeiro, surgiu o capitalismo industrial, que é quando as empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas.      Outro tipo foi o capitalismo informacional, que tem a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista.
     Um dos fenômenos do capitalismo é a globalização, que é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. A globalização é gerada pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais.

ETNIA E MODERNIDADE

● Etnicidade: conceito que se refere a uma cultura e estilos de vida comuns,especialmente da forma refletida na linguagem,maneiras de agir,formas institucionais religiosas e de outros tipos,na cultura material,como roupas e alimento,e produtos culturais,como música,literatura e arte.

Etnocentrismo: do encontro de uma cultura com outra decorre,de modo geral,a avaliação recíproca,ou seja,traz o julgamento do valor da cultura do “outro”.É um traço natural de todas as culturas e corresponde a uma forma de legitimação de determinada realidade,a qual é construída socialmente. No entanto, o etnocentrismo transforma-se em problema quando utilizado para oprimir uma outra comunidade étnica ou para conquistar povos e territórios.

Relativismo Cultural: o alemão Franz Boaz foi o percursor dessa idéia,ressaltando a importância do estudo das diversas culturas dentro do seu próprio contexto,a partir das suas peculiaridades,ou seja,considerando os fatores históricos,naturais e linguísticos que influenciavam o desenvolvimento de cada uma delas. As diversas idéias que se apoiaram no conceito do Relativismo Cultural buscavam uma visão imparcial do mundo,evitando análise preconceituosas.

Aculturação: processo de assimilação cultural resultante de contato que pode ser ocasionado pela imigração,por intercâmbios comerciais ou pela dominação de outros povos (Ex.: brancos x índios).Apesar de haver uma troca de saberes e valores entre os grupos,a cultura que prevalece é a dominante.(No caso do Brasil a cultura do branco prevaleceu sobre a cultura indígena e como resultado temos a extinção de tribos inteiras ou a diminuição grosseira de áreas indígenas por todo país)