segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Atividades de Geografia

1. Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos.
(A) Estado
(B) Nação
(C) Território
(D) País
(  ) Território politicamente delimitado por fronteiras, com unidade político-administrativa, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Possui um Estado constituído e uma Constituição.
(  ) Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou artificiais; é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
(  ) Coletivo humano que possui características comuns, como a língua e a religião. Seus membros estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
(  ) Ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Dele fazem parte o poder Legislativo, o poder Executivo e o poder Judiciário.

2. Os curdos constituem o maior grupo étnico sem Estado do mundo. Eles vivem espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia. A luta desse povo pela criação de um Curdistão independente está longe de chegar ao fim, já que o sonho dos curdos não vai de encontro aos interesses dos países que possuem populações curdas.
Com base em seus conhecimentos sobre os curdos e nos conceitos abordados na atividade anterior, responda às perguntas.

a) Entre os conceitos-chave da Geografia, qual melhor define a atual situação dos curdos? Explique.







b) Com base no conceito de território, explique por que é tão difícil para um Estado ceder ou perder território para outra nação ou país.


3. A respeito do imperialismo europeu no século XIX, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma das afirmativas.
a) A expansão dos territórios coloniais europeus na África e na Ásia foi impulsionada pela crescente necessidade de matérias-primas e de fontes de energia, necessárias para o processo de industrialização. (  )
b) P ortugal e Espanha foram os pioneiros no processo de colonização dos continentes africano e asiático e, por isso, a partilha desses continentes foi feita apenas entre esses dois países. (  )
c) O imperialismo europeu foi responsável pelos avanços tecnológicos e econômicos do continente africano. (  )
d) O imperialismo do século XIX consistia na ocupação do litoral africano para a realização de troca de produtos industrializados por escravos. (  )
e) O fato de alguns países europeus terem ficado em desvantagem na partilha da Ásia e da África colaborou para a formação das alianças político-militares que lutariam na Primeira Guerra Mundial. (  )


Um comentário: