sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ETNIA E MODERNIDADE

● Etnicidade: conceito que se refere a uma cultura e estilos de vida comuns,especialmente da forma refletida na linguagem,maneiras de agir,formas institucionais religiosas e de outros tipos,na cultura material,como roupas e alimento,e produtos culturais,como música,literatura e arte.

Etnocentrismo: do encontro de uma cultura com outra decorre,de modo geral,a avaliação recíproca,ou seja,traz o julgamento do valor da cultura do “outro”.É um traço natural de todas as culturas e corresponde a uma forma de legitimação de determinada realidade,a qual é construída socialmente. No entanto, o etnocentrismo transforma-se em problema quando utilizado para oprimir uma outra comunidade étnica ou para conquistar povos e territórios.

Relativismo Cultural: o alemão Franz Boaz foi o percursor dessa idéia,ressaltando a importância do estudo das diversas culturas dentro do seu próprio contexto,a partir das suas peculiaridades,ou seja,considerando os fatores históricos,naturais e linguísticos que influenciavam o desenvolvimento de cada uma delas. As diversas idéias que se apoiaram no conceito do Relativismo Cultural buscavam uma visão imparcial do mundo,evitando análise preconceituosas.

Aculturação: processo de assimilação cultural resultante de contato que pode ser ocasionado pela imigração,por intercâmbios comerciais ou pela dominação de outros povos (Ex.: brancos x índios).Apesar de haver uma troca de saberes e valores entre os grupos,a cultura que prevalece é a dominante.(No caso do Brasil a cultura do branco prevaleceu sobre a cultura indígena e como resultado temos a extinção de tribos inteiras ou a diminuição grosseira de áreas indígenas por todo país)

Nenhum comentário:

Postar um comentário